quinta-feira, 24 de maio de 2012

O mundo dos Macarons...

Hoje quero compartilhar com vocês uma das minhas paixões gastronômicas, os "Macarons".





Sugiro que quem tiver interesse em saber as origens do Macaron faça uma busca mais aprofundada na internet, pois a história é longa e cheia de detalhes interessantes e seria impossível descrevê-los aqui em menos de 2 páginas.
Então para localizar alguns que são leigos neste assunto: Os Macarons surgiram em um Monatério Italiano e foram levados a França por Catarina de Médici para o seu casamento com o Rei Henrique II em 1533. Naquela época eram apenas biscoitos de amêndoas sem recheio. O Macaron atual tornou-se conhecido quando o chef Pierre Desfontaine teve a idéia de utilizá-los em pares com um recheio cremoso. Eles possuem uma coloração intensa,um brilho e uma textura crocante por fora, macia por dentro.
(site: noivasdobrasil.com.br)

  
Foi amor a primeira vista......rsrsrsr
Estava folhando uma revista e vi uma foto de uns biscoitinhos redondos com um recheio no meio, eram lindos, coloridos e elegantes. A partir deste momento iniciei os testes de receitas dos macarons. Foram várias tentativas, entre elas muito sucesso, porém algumas decepções, pois não sabia explicar o motivo pelo qual uma receita resultava em macarons perfeitos e a outra não dava certo: a textura não ficava legal, a cor não ficava uniforme, etc, sendo que executava a receita examente igual, no mesmo local, com os mesmos ingredientes, tudo igualzinho.

  

Foi então, que fui fazer um curso de confeitaria no ICIF, em Flores da Cunha. Conheci neste curso várias pessoas brilhantes, entre elas o Chef Patissier André Lenzi, que compartilhou as suas receitas de macarons e nos ensinou que o sucesso destas receitas estava diretamente ligada aos fatores sorte e boas energias. Portanto, fazer macarons, é mais que seguir uma receita rigorosamente, é estar com boas energias, de bem com a vida e com muita disposição e tranquilidade.
Essa semana fiz novos testes de Macarons e ficaram perfeitos....textura ótima, crocantes por fora, macios por dentro...o recheio tbém deu certo... Agora só falta ajustar alguns pequenos detalhes e não esquecer que naquele dia em que estiver "pra baixo" ou indisposta, não é dia de fazer macarrons..rsrsrsr





Textura ideal de um macaron:

Pessoal, gostaram???
Em breve mais novidades sobre os Macarons.
Beijos, Carol.



.

sábado, 12 de maio de 2012

Evento para as Mães

Olá Pessoal!! Fiquei sumida esta semana pois estava numa correria danada.
Vou compartilhar com vocês alguns detalhes do evento que preparamos para as mães na faculdade.
Tudo foi detalhadamente planejado. Foram horas de pré-preparo e dedicação dos professores, do Renato (aluno querido do segundo ano) e da Dani e Sil (nossas auxiliares que acabam sendo nossos "braços" das aulas). 
O evento aconteceu na sexta, dia 11/05 . As mamães participaram de uma aula comigo, com a Prof. Lucimeire e com o Prof. Otávio, e, ao término foi oferecido uma linda mesa com as preparações que fizemos na aula.
 A Prof. Lucimeire trabalhou com as Focaccias, que ficaram maravilhosas, mas infelizmente não tenho fotos. Mas além das focaccias ela fez duas Charlotes de "cinema"...rsrsrsrs...lindas e muito saborosas.
 
Lindas não é mesmo???
Eu trabalhei com Manteigas Aromatizadas e com sucos naturais. Sem modéstia: as manteigas ficaram deliciosas.....
 

 


 O Prof. Otávio fez Panna cotta e bebidinhas quentes como café, chocolate quente e chai. So tenho fotos da Panna Cotta, que tbém ficou uma gracinha e muito gostosa.

A mesa ficou linda!!! Vejam...


 Como lembrança oferecemos um potinho de Manteiga aromatizada de mel, mostarda dijon e amendôas. Eu que fiz as manteigas....


Tivemos uma tarde super agradável, divertida, com preparações lindas e saborosas!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

"Qual é a diferença entre SORVETE e SORBET"?

Boa tarde!
Esta semana várias pessoas, amigos, alunos, etc., me perguntaram: "Qual é a diferença entre SORVETE e SORBET"?
Vocês sabem qual é????
Bom, a principal diferença entre eles é que o Sorbet nunca leva gordura, ele tem como base o açúcar com suco de frutas e pode ou não ter bebida alcoólica em sua composição. Por isso, sua consistência é mais fina que a do sorvete de massa.

O sorbet é um "sorvete" sem leite e com baixo teor de gordura. Essa gordura pode vir de frutas e ingredientes naturalmente gordurosos - chocolate, abacate, taperebá, cupuaçu. É feito com água, purê (ou polpa) da fruta ou do ingrediente e açúcar, para dar equilíbrio e liga. Ainda que não tenha nenhuma adição de leite, um sorbet pode ter cremosidade parecida com a de um sorvete de massa. Há uma nova geração de sorbets cremosíssimos nas sorveterias artesanais.
Já o Sorvete de massa é preparado com produtos lácteos (leite fresco, leite condensado, creme de leite ou leite em pó), aromatizantes, agente estabilizante para dar textura e tornar o produto resistente, e corantes.


O Sorbet, apesar de ser uma sobremesa gelada, pode ser servido em refeições mais requintadas, entre um prato e outro, para quebrar o sabor do anterior. (Fonte: Revista Nestlé e Você. Dezembro 2009).


Abaixo vocês podem conferir uma foto que tem tanto sorvete quanto o sorbet. Percebam que é visível a diferença de textura entre os dois, sendo o sorvete bem mais cremoso devido à presença de leite e outra fontes de godura.

A quenelle escura (bola escura) é Sorvete de açaí, e logo abaixo com consitência mais "frozen"é o sorbet de frutas vermelhas.

O sorvete sempre será mais cremoso, conforme mostra a foto abaixo.

 
Bom Pessoal, sei que muitos de vocês curtem mais sorvetes e sorbet no verão, mas que tal um petit gateau com sorvete de creme????

Em breve postarei uma receita de petit gateau maravilhosa, ok!
Beijos e até a próxima.